Page Nav

HIDE

Breaking News:

latest

Tubarão ancestral: Espécime de 400 anos no Ártico pode ser o vertebrado mais antigo já documentado

 Tubarão da Groenlândia: Um Animal Longevo Ameaçado e Desvendado por Cientistas Geralmente pensamos que os vertebrados vivem tanto quanto nó...


 Tubarão da Groenlândia: Um Animal Longevo Ameaçado e Desvendado por Cientistas


Geralmente pensamos que os vertebrados vivem tanto quanto nós, ou seja, entre 50 e 100 anos. Mas espécies marinhas podem sobreviver muito mais, todavia, determinar sua idade exata pode ser uma tarefa bastante difícil.


Um artigo científico recentemente publicado na revista Science por uma equipe de pesquisadores internacionais trouxe novas descobertas sobre a idade de uma espécie marinha icônica: o tubarão da Groenlândia (Somniosus microcephalus). Utilizando um método inovador que analisa a presença do carbono 14 nos olhos desses animais, os cientistas conseguiram determinar a idade surpreendente desses tubarões.


O tubarão da Groenlândia é um símbolo do Oceano Ártico, porém, pouco se sabe sobre ele, uma vez que vive em águas profundas e geladas, com temperaturas negativas. Com um metabolismo extremamente lento, esses tubarões crescem apenas alguns centímetros por ano. Eles podem chegar a pesar quase uma tonelada e medir até 7 metros, aproximando-se do tamanho do temido tubarão branco.


No estudo, os pesquisadores se concentraram em analisar o cristalino dos olhos de 28 fêmeas de tubarões da Groenlândia. Os resultados, surpreendentes, revelaram que esses animais vivem muito mais do que se imaginava. A média de idade das fêmeas estudadas foi de 272 anos. No entanto, o destaque foi a descoberta de uma fêmea com cerca de 400 anos de idade, mais precisamente 392 anos. Isso significa que ela nasceu por volta do ano 1600.

continue lendo 



Nenhum comentário